Algumas dicas interessantes do MS Office 2007
Fala jovem! Hoje vamos falar de MS Office. Mais particularmente do Office 2007 que apresentou mudanças tão radicais na interface com o usuário que tem gente meio perdida até hoje. Então já anota aí essas dicas!
O segundo ponto diz respeito ao pequeno tamanho das janelas de diálogo, aquelas que se abrem quando acionamos uma função como “Abrir”, “Salvar como” ou “Inserir imagem”. Esta última, que usa por padrão o modo de exibição “Ícones grandes”, é especialmente irritante pois exibe um número ridiculamente pequeno de imagens e quase sempre exige grande movimentação do “elevador” à direita do painel central até que se encontre o arquivo desejado. Se, para tornar esta tarefa mais fácil, você preferir que a janela de diálogo ocupe toda a tela, assumindo o aspecto do Windows Explorer em tela cheia, basta executar um clique duplo em sua barra título. A janela se expandirá enquanto estiver em uso e desaparecerá, como de costume, assim que a escolha tiver sido feita. E se preferir que ela volte a se abrir no tamanho reduzido, basta repetir o procedimento executando novo clique duplo na barra título da janela em tela cheia.
O terceiro ponto tem a ver com o Excel e funciona em qualquer versão. É um pequeno macete que eu acreditava que fosse do tipo “que todo o mundo sabe” mas descobri que tem muita gente boa que ignora. Seguinte: imagine que você tem uma planilha com os valores “3” na célula C4 e “12” na célula C5. E que, digamos, na célula E5 você deseja calcular o resultado da divisão do conteúdo de C5 pelo de C4. Você poderia fazer isso selecionando E5, digitando na célula ou na caixa de funções o sinal de igualdade (“=”) para indicar uma operação, seguido de “C5/C4” e teclando ENTER para obter o resultado (“4”, no caso), mas sempre há o risco de digitar uma letra ou número errado ao entrar com os operandos (células C4 e C5). Para evitá-lo há um jeito mais simples e seguro de fornecê-los: comece com o sinal de igualdade, como usual, e em seguida em vez de digitar “C5”, clique sobre a célula C5 e veja o valor surgir em sua fórmula sem necessidade de digitação. Prossiga entrando com o sinal de divisão (“/”), volte a clicar, desta vez sobre C4, e tecle ENTER para obter o resultado. A fórmula foi preenchida sem precisar digitar os operandos. Um jeito fácil e rápido de fornecer operandos que reduz a probabilidade de erros e funciona tanto para fórmulas como para funções.
E então jovem, você conseguiu aprender mais algumas coisinhas do Office? Deixa aí nos comentários se você tiver alguma dúvida, ou sugestão que eu prometo que respondo... VLW e até o próximo post!

Comentários
Postar um comentário