Atalhos de teclado para os programas que você mais usa
Fala meu jovem! Hoje eu vou ensinar uma forma mais simples e rápida para carregar os programas que você usa com maior frequência. Vamos fingir que seja o Bloco de Notas.
Você pode encontrar um atalho para ele na opção Acessórios da entrada Todos os programas (ou, simplesmente, Programas, dependendo da versão de Windows) do menu Iniciar.
Pois clique neste atalho com o botão direito, acione a entrada Propriedades de seu menu de Contexto e execute um único clique no interior da caixa Tecla de atalho da aba Atalho.
Aparentemente nada ocorre exceto o piscar do cursor de edição no interior da caixa. Não se afobe: aperte a tecla da letra N e veja aparecer no interior da caixa o atalho CTRL+ALT+N. Agora, feche a janela clicando em OK e experimente acionar simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+N para ver o Bloco de Notas abrir-se em sua Área de Trabalho. Você acaba de criar um atalho de teclado para lançar o programa Bloco de Notas.
Pode-se criar atalhos de teclado para praticamente qualquer programa combinando com Ctrl+Alt e qualquer tecla, inclusive as dos números no alto do teclado alfanumérico e as do teclado numérico da direita (levando em conta que criados com as teclas correspondentes ao número 1 do teclado alfanumérico e do teclado numérico são diferentes).
Note que o procedimento não funciona com o ícone do próprio arquivo executável, cuja janela Propriedades não contém a aba Atalho. Mas nada o impede de criar um atalho para o programa desejado em qualquer pasta e usá-lo para criar o atalho de teclado, mas cuidado: depois de criado o atalho de teclado não remova o atalho do programa mesmo que você não o use para invocar o programa, pois o atalho do teclado somente funcionará enquanto o atalho do programa existir; na verdade o que se cria é um “atalho para o atalho”, algo conceitualmente parecido com um “ponteiro para um ponteiro” que todos os bons programadores de linguagem “C” conhecem.
O único limite que você tem é o número de teclas do teclado e sua memória. Por exemplo: para ser invocado com o atalho Ctrl+Alt+W você escolheu o Word ou Windows Explorer? Se você não usa o atalho com muita freqüência pode acabar se confundindo. E o Windows não oferece qualquer meio prático para se consultar a lista de todos os atalhos criados, é preciso abrir janela por janela.
Eaí, curtiu essa dica? Deixa aí nos comentários que eu quero saber, e se você tiver alguma dúvida ou sugestão deixa um comentário também que eu prometo que respondo... VLW e até o próximo post!

Comentários
Postar um comentário